Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Campina Grande tem 4ª melhor rede de saneamento básico do Nordeste

Campina Grande e João Pessoa entraram em ranking das 100 melhores.
Cagepa diz que índice já era esperado.

Do G1 PB
Campina Grande é a 4ª cidade com melhor rede de saneamento básico do Nordeste e a 47ª do país, segundo o ranking do saneamento 2011, divulgado nesta terça-feira (1º) pelo Instituto Trata Brasil. No mesmo levantamento, João Pessoa tem a 5ª melhor posição na região e é a 52ª melhor no país.
Segundo a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a constatação reflete investimentos feitos nas últimas décadas no saneamento básico e rede coletora de esgoto no município. "Para a gente não foi uma surpresa porque já sabíamos que a Paraíba tem cidades entre as mais bem servidas de rede de esgoto entre as de mesmo porte no país inteiro", explicou o assessor do órgão Ricardo Avelino.
A pesquisa inclui 21 cidades no ranking do Nordeste. O levantamento é baseado em dados de 2011, os mais atuais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis) do Ministério das Cidades.
Em relação à coleta de esgoto, a capital paraibana apresentou melhor evolução em relação à média do Brasil, saltando de 45,05% em 2010 para atingir o patamar de 66,49% no ano seguinte. O aumento médio que aconteceu no país foi de 2,28%. Campina Grande alcançou 75,77% da rede em 2011.
Na capital, ainda faltam 47.534 ligações de esgoto para atingir a universalização do serviço enquanto em Campina Grande falam 27.983. “Quase metade das maiores cidades, no entanto, tem índices abaixo de 60%, o que torna muito difícil alcançarem a universalização até 2030, a se manter este ritmo de crescimento”, destaca o estudo.
No Nordeste, as 10 cidades com melhor serviço de saneamento básico são Salvador (BA),Vitória da Conquista (BA), Fortaleza (CE), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Feira de Santana (BA), Petrolina (PE), Aracaju (SE), Recife (PE) e Caruaru (PE). Entre as 100 maiores cidades brasileiras, o município de Uberlândia (MG) é o que oferece à população o melhor serviço de saneamento básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog