Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Câncer de mama mata quase 12 mi


Câncer de mama mata quase 12 mil
 O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.

Em quatro das cinco regiões brasileiras, esse é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres, sem considerar os tumores da pele não melanoma: Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).

prevenção  precoce é a principal arma contra o câncer de mama. Nos primeiros estágios, as chances decura são de 95%. O exame para detectar precocemente o câncer de mama é a mamografia, que deve ser feita por todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.


Caso seja identificada alguma alteração suspeita, o profissional pedirá uma mamografia para confirmação diagnóstica. Já entre os 50 e os 69 anos, é recomendada a realização de mamografias de rastreamento a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de desenvolver a doença (as que têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.


MOBILIZAÇÃO MUNDIAL

O Outubro Rosa ocorre em todo o mundo. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades na prevenção da doença. Para chamar a atenção, monumentos, prédios públicos, pontes e teatros, entre outros, são iluminados de rosa.

Esse movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados realizavam, em outubro, ações isoladas referentes ao câncer de mama e à importância da mamografia para detecção precoce da doença. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Não existe uma informação oficial sobre como, quando e onde foi feita a iluminação do primeiro prédio no mundo. No Brasil, a iniciativa pioneira ocorreu em 2002 com a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog