Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

2,2 mil pessoas fizeram cirurgia de catarata em 2013; contratação subiu de 200 para 500 por mês

Criado em julho do ano passado, o programa Especial de Cirurgias de Catarata (Veja Bem) atendeu 2.200 pessoas portadoras da doença. O número de cirurgias contratadas pela Secretária Municipal de Saúde (SMS) foi ampliado de 200 para 500 cirurgias por mês. O programa Veja Bem é realizado em parceria entre o Ministério da Saúde e a SMS e beneficiou a Capital e outros 12 municípios.
Em entrevista a rádio CBN nesta quarta-feira (08), a diretora de regulação do município, Carmem Gadelha, disse que “em média são realizadas 340 cirurgias por mês. Quatro clinicas foram contratadas para oferecer o serviço a população da capital e mais 12 municípios: João Pessoa, Alhandra, Baía da Traição, Conde, Cuité de Mamanguape, Gurinhém, Marcação, Mataraca, Pedro Régis, Rio Tinto, Sobrado, Sapé e Riachão”, completou Carmem Gadelha.
Para ter acesso à cirurgia, o paciente deve ir primeiro à Unidade de Saúde da Família (USF), para agendamento da consulta. Com o diagnóstico de catarata, ele é avaliado, realiza exames pré-operatórios, pega a autorização do procedimento na Diretoria de Regulação e passa pela cirurgia, em uma das clínicas contratadas pela prefeitura.
As consultas são agendadas pelas USFs e Distritos Sanitários no Cais Jaguaribe, e as cirurgias são realizadas em um desses seis centros: Centro Médico Audiovisual; Hospital Universitário Lauro Wanderley; Hospital General Edson Ramalho; Memorial Santa Luzia; Cenos; e Oftalmoclínica Saulo Freire.

Wagner Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog