Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Ação em combate à hanseníase é realizada nesta sexta-feira em João Pessoa


Ação em combate à hanseníase é realizada nesta sexta-feira em João Pessoa
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove nesta sexta-feira uma ação destinada ao combate à hanseníase. A iniciativa, que será realizada em uma tenda armada no Parque Sólon de Lucena, contará com atividades educativas, entrega de material informativo sobre sinais da doença e profissionais da saúde para tirar dúvidas a respeito do agravo, explicando o tratamento e os sintomas. Participarão do evento profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF), agentes comunitários de saúde dos cinco Distritos Sanitários e técnicos da coordenação de hanseníase do município. “Temos que dar visibilidade às ações de controle da hanseníase nos serviços de saúde do município de João Pessoa. Quem tiver manchas dormentes, esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas deve procurar os serviços de saúde para ser avaliado e assim obter um diagnóstico precoce. Ainda faremos um ‘pit stop’ com faixas nos semáforos, encaminhando os casos suspeitos para unidades de saúde”, destacou Eveline Vilar, coordenadora da área temática da Hanseníase.

A coordenadora ressaltou que a SMS vem investindo em qualificações para os profissionais de saúde e organização da rede para ampliar o acesso dos usuários ao diagnóstico e tratamento. No ano de 2013 foram diagnosticados 99 casos de hanseníase residentes em João Pessoa, com um percentual de cura de 84%. “Lembrando que a doença tem cura, o tratamento é gratuito e está disponível em todas as Unidades de Saúde do município. O doente em tratamento pode levar vida normal”, afirma Eveline.

A hanseníase é uma doença transmissível, causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae, sendo transmitida pelas vias respiratórias superiores, através da tosse e do espirro. Os principais sinais são caroços e placas em qualquer local do corpo; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, bem como, áreas da peleaparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da sudorese



Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog