Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

sábado, 18 de janeiro de 2014

PITIMBU: Salão do Artesanato da Paraíba apresenta arte de agricultores


Salão do Artesanato da Paraíba apresenta arte de agricultores
 A agricultura familiar também produz arte no 19º Salão do Artesanato da Paraíba, realizado no bairro do Cabo Branco em João Pessoa.

Os produtores paraibanos do campo estão expondo os trabalhos de artesões que vivem no meio rural e dividem seu tempo entre o fazer artístico e a agricultura.

O evento é uma promoção do Governo do Estado, por meio doPrograma de Artesanato da Paraíba, que é vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, sob a coordenação geral da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório.

A cooperativa “As Cabritas”, do município de Boa Vista, é uma das que participa do Salão desde a primeira edição, trazendo bolsas e carteiras confeccionadas com a mistura entre o tear e o tecido chita.

Atualmente nossa cooperativa conta com quinze associadas, todas são agricultoras e vivem de artesanato produzido no campo”, conta Conceição Emiliano, uma das agricultoras cooperadas.

O artesanato rural possui principalmente caráter utilitário, e as peças reproduzidas estão relacionadas a objetos usados no dia-dia das casas.

“Nós fazemos as panelas, pequenos fogões e jarros usando a técnica que aprendemos para fazer as peças para as nossas próprias casas”, conta Maria José, do município de Serra Branca. Junto com as filhas, ela usa a cerâmica para fazer arte no campo e já expôs seus produtos em outras edições do Salão, além de eventos nacionais a exemplo da Feira Nacional da Agricultura Familiar (Fenafra).

De acordo com o secretário de desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, Marenilson Batista, o campo é a fonte onde se extrai a grande grande parte das matérias-primas para a feitura das peças de artesanato.

“Em muitos casos, é no próprio meio rural que a produção se realiza. O Governo tem apoiado essa atividade no campo a partir de diversas políticas públicas, é o caso por exemplo da produção de flores da associação de Flores Vila Real, na zona rural de Areia, financiada pelos Arranjos Produtivos Locais (APL’s), e da renda Renascença de São João do Tigre pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase)”, comentou.

Também estão presentes no Salão, os produtos de comunidades quilombolas, caso da comunidade Cruz de Menina, do município de Dona Inês, que trouxe a João Pessoa as peças moldadas na argila, pela cooperativa Negraargila.

Os indígenas da Baía da Traição e representantes de assentamentos da reforma agrária de Pitimbu também apresentam suas peças baseadas em fibras do coco, da bananeira e do sisal.

19º SALÃO DE ARTESANATO

Considerado um dos maiores eventos de artesanato do país, o 19º Salão de Artesanato da Paraíba apresenta o tema “Nossa Arte tem Fibra” e destaca trabalhos produzidos em 130 municípios. Com habilidade e inovação, os artesãos apresentam, além das peças em fibra, diversos objetos em madeira, algodão colorido, cerâmica, couro, tecelagem, brinquedo, pedra, metal, osso, cordel, xilogravura e habilidades manuais.

O Salão funciona diariamente das 15h às 22h, até o dia 26 de janeiro, com visitação gratuita.


Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog