Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Saúde de Alhandra dá um salto de qualidade e serviços com inaugurações importantes


 A cidade Alhandra ganhou três importantes unidades de saúde que vão levar à população diversos atendimentos especializados nas áreas de clínica geral, saúde bucal e fisioterapia.


Na manhã desta quarta-feira (29), o prefeito, Marcelo Rodrigues, o vice-prefeito, Cal Lucena, e a secretária de Saúde do município, Albarina Kelly, inauguraram as sedes da Policlínica Joaquina Francisca do Nascimento- "Dona Quina", do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e do Centro de Reabilitação Maria Cavalcanti da Silva - "Dona Neném", localizadas no centro da cidade.


Os atendimentos, que precisam ser encaminhados pelos profissionais dos PSF's do município, já começam a partir desta quinta-feira (30), a partir das 7h30 da manhã.


O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, chegou ao local e foi cumprimentado pela população haja vista o ineditismo da cidade dispor destes equipamentos.


"A saúde é uma das áreas mais importantes do município e temos nos empenhado para oferecer serviços de qualidade e que não deixam nada a desejar aos serviços oferecidos nos grandes centros, e isso me deixa honrado, pois sou filho de Alhandra e sempre sonhei em dar o melhor para minha cidade e agora como prefeito tenho satisfação de direcionar os recursos do município para ações e serviços que atendem à população e isso é para quem votou em mim e para quem não votou, pois sou prefeito de todos e essas unidades de saúde serão utilizadas pelos filhos de minha cidade, independente de credo, partido político e preferências. Esse equipamento é do povo", destacou Marcelo sendo bastante aplaudido.


A Banda Marcial de Alhandra abriu a solenidade, foi formada a mesa de autoridades e, em seguida, foi tocado o hino nacional. Além do prefeito Marcelo Rodrigues, do vice prefeito Cal Lucerna e da secretária de saúde, Albanira Kelly, compuseram a mesa a coordenadora de saúde bucal e da policlínica municipal, Silvana Pinto Sousa, os vereadores Valfredo José, Ozana Alves e Chico, e os filhos das homenageadas Dona Quina e Dona Neném, Heleno Henrique da Silva e Josefa Cavalcanti, respectivamente.

"Hoje estamos concretizando um sonho, uma meta que só foi cumprida devido ao esforço do prefeito Marcelo e do empenho das equipes de saúde que tem trabalhado para oferecer o melhor para a população, e eu só tenho que agradecer a confiança do prefeito, que acredita no meu trabalho, e aos profissionais da saúde, que se empenham para atender da melhor forma possível a nossa gente", disse Alba.


Ela relembrou também que dotar a cidade de uma Policlínica era um sonho antigo, ainda da época em que ela estudava na faculdade e Alhandra vivia um outro tempo político, destacando que a espera valeu a pena.


"Alhandra ganha hoje três importantes equipamentos que vão fazer a diferença na saúde das pessoas deste município e não só são as estruturas físicas que farão a diferença, mas a equipe de profissionais especialistas e a diversidade de serviços disponibilizados", disse emocionada a secretária.


Na ocasião, o vereador Valfredo José, parabenizou a atual gestão e ressaltou o trabalho desenvolvido no município.

"Estamos inaugurando hoje serviços de saúde importantes para os cidadãos alhandrenses, e é com alegria que eu parabenizo a atual gestão municipal porque vejo que os nossos recursos e os impostos que pagamos, estão sendo revertidos para grandes obras, como esta que atenderá a população sem que ela precise se deslocar para outras regiões em busca de atendimento, agora nós temos e é nosso, porque veio do trabalho da população, em conjunto com a prefeitura", disse Valfredo.


O prefeito, Marcelo Rodrigues, acompanhado do vice-prefeito, Cal Lucena e da Secretaria de Saúde, Albarina Kelly, realizaram a inauguração oficial das sedes dos novos serviços de saúde, onde cortaram a faixa inaugural na porta principal e descerram as placas comemorativas.


Primeiro, na Policlínica e CEO, que funcionam num mesmo prédio e, em seguida, na sede do Centro de Reabilitação.


O final da solenidade foi marcado pela distribuição de um requintado café da manhã para todos os presentes, com deliciosas iguarias, sucos, frutas e café.


*Homenagens* - A Policlínica e o Centro de Especialidades

Odontológicas (CEO), receberam o nome de Joaquina Francisca do Nascimento

- "Dona Quina", já o Centro de Reabilitação, recebeu o nome de Maria

Cavalcanti da Silva - "Dona Neném", para homenagear essas duas mulheres que fizeram história no município. O prefeito Marcelo Rodrigues destacou a importância de homenagear os cidadãos alhandrenses e disse que na atual gestão todos os prédios públicos que forem inaugurados receberão nomes de filhos de Alhandra, numa justa homenagem aos cidadãos que nasceram ou adotaram o município.


*Dona Quina*


Mãe de 17 filhos, a Senhora Joaquina Francisca do Nascimento, mais conhecida como Dona Quina, morou a maior parte da sua vida na Fazenda Abiaí, na região de Pitimbú, mas foi na cidade de Alhandra que Dona Quina encontrou apoio e sempre fez do município sua segunda casa.


Era característico da Dona Quina todos os domingos, percorrer 12 km, às vezes a pé, para fazer compras na feira livre em Alhandra. Aos 60, se mudou para Alhandra onde se tornou cidadã de alma e coração e começou seus trabalhos de caridade e empenho para ajudar ao próximo.. Mulher forte e com experiência de vida, Dona Quina foi a parteira mais famosa da região e muitos filhos de Alhandra vieram ao mundo pelas mãos desta senhora. Ela morreu em 1995.


Emocionado, o filho mais novo de Dona Quina, Heleno Henrique da Silva, não cansa de ressaltar a característica hospitaleira da mãe e lembra com alegria que um dos maiores legados que ela deixou para os filhos foi ajudar ao próximo sem olhar a quem.


"Ela colocava os pacientes que saiam do hospital e que não tinham para onde ir, para dormir dentro de casa, lembro disso todos os dias e sinto que essa homenagem é mais que justa, eu só tenho a agradecer ao prefeito Marcelo, ele é um homem como a gente, que reconhece o valor do próximo, daqueles que retratam a história da cidade", ressaltou Heleno.


*Dona Neném*


Natural de Sapé, a Sra. Maria Cavalcanti da Silva também adotou Alhandra como cidade do coração, morando no município por 43 anos e criando seus oito filhos, seis dos quais permanecem em Alhandra até hoje. De origem humilde, Dona Neném trabalhou na agricultura toda a sua vida. Evangélica, ela foi dirigente por cerca de 20 anos do círculo de oração das crianças, contribuindo de forma significativa para a formação da consciência cristã de várias gerações de alhandrenses.


Faleceu em 2006, com 75 anos, em seu domicílio localizado na Rua Professora Margarida Maria de Lima. Sua filha, Josefa Cavalcanti, disse que a homenagem foi uma alegria muito grande para seus familiares que têm em Dona Neném um exemplo de vida e dedicação ao próximo. "Minha mãe era uma pessoa de boa, que só viveu para praticar o bem ao próximo e essa homenagem muito nos alegrou", disse Josefa.


Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog