Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Alhandra prepara Censo Escola


Alhandra prepara Censo Escolar
 Os profissionais da área de Educação de escolas públicas e particulares do município de Alhandra estiveram reunidos, nesta segunda-feira (10), no Centro de Treinamento da Secretaria de Educação do Município, para discutir a coleta de dados da 2ª etapa do Censo Escolar da Educação Básica, referente ao ano de 2013. Na oportunidade, o técnico em estatística da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba (SEE), Wandson Mendes Paixão, que apresentou os formulários, detalhou a forma de preenchimento e tirou as dúvidas dos educadores.

O documento, que deve conter informações precisas sobre a situação dos estudantes durante o ano letivo passado, como aprovação, reprovação e abandono escolar, precisa ser preenchido por diretores e dirigentes das escolas e entregue ao Ministério da Educação (MEC), até o próximo dia 20 de março, através do sistema Educacenso (http://educacenso.inep.gov.br). "Essa etapa do Censo Escolar tem por objetivo coletar informações dos alunos ao fim do ano letivo", explicou o técnico da SEE, frisando que a fidelidade das informações é de responsabilidade dos diretores das escolas.

Wandson Mendes lembrou ainda que a primeira fase do Censo Escolar da Educação foi executada no mês de maio do ano passado, envolvendo alunos da creche, pré-escola, ensinos fundamental e médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação especial tanto da zona urbana e rural. Segundo o secretário de Educação de Alhandra, Francisco de Assis Silveira, que também participou do encontro juntamente com o coordenador do Censo Escolar do município, Erijackson Nunes de Santana, todo o levantamento de dados servirá de base para o planejamento e distribuição de recursos na área educacional como: alimentação, transporte escolar e livros didáticos, além de mostrar a realidade de cada localidade.

"Todas as informações do Censo serão consolidadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e utilizadas como base para o cálculo nacional e regional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)", ilustrou Assis, ressaltando que Alhandra deve apresentar os melhores desempenhos dos últimos anos, devido ao trabalho de valorização do segmento desenvolvido pela gestão do atual prefeito Marcelo Rodrigues.

*Censo -* O Censo Escolar é aplicado anualmente em todo o Brasil, coletando informações sobre diversos aspectos das escolas brasileiras, em especial as matrículas e infraestrutura. Todos os níveis de ensino são envolvidos: ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e EJA que alimentam o Educacenso. O Educacenso possibilita uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet. A partir dos dados coletados, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição dos recursos.



Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog