Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Alhandra promove Seminário sobre Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa



A Prefeitura de Alhandra promove, nesta quarta-feira (05), às 14h, o Seminário Final sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC, no Centro de Formação da Secretaria de Educação. Na oportunidade, serão relatadas experiências exitosas dos professores alfabetizadores que trabalharam com turmas de 1º a 3º anos do ensino fundamental e salas multisseriadas da rede municipal de ensino no ano passado.

O evento deve reunir aproximadamente 100 profissionais da Secretária Municipal de Educação, entre professores, orientadores de estudos, coordenadores e supervisores escolares, além do prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, o secretário de Educação, Francisco de Assis Silveira, a coordenadora de ensino, Valdenise Pimentel e coordenadora municipal do PNAIC, Diana dos Santos Vieira, que irão apreciar as produções realizadas pelas cursistas para a prática pedagógica em sala de aula no município.


De acordo com a coordenadora Diana dos Santos, a apresentação dos trabalhos desenvolvidos por meio do PNAIC contará com a exposição de banners e/ou cartazes por turma e a explanação das professoras: Claudete Albino dos Santos (1º ano) e Maria Helena Nascimento da Silva (3º ano) das Escolas Adauto Ferreira de Paula e Profª Zélia Correia do Ó, respectivamente.


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PANIC - é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.


Princípios - Quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: o Sistema de Escrita Alfabética; O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos; conhecimentos oriundos das diferentes áreas e a ludicidade e o cuidado com as crianças.


No município de Alhandra, o PNAIC foi desenvolvido durante 10 meses em parceria com o Ministério da Educação e a Universidade Federal de Pernambuco (Centro de Estudos em Educação e Linguagem) com 50 professores locais, com material didático disponibilizado pelo MEC, do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD e do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE.




Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog