Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Biometria na Paraíba foi a que mais entregou títulos e atendimento agendado recomeça segunda


Biometria na Paraíba foi a que mais entregou títulos e atendimento agendado recomeça segunda
 Na última sexta-feira (30), uma avalanche de pessoas se dirigiu ao prédio onde funciona a Justiça Eleitoral em Campina Grande a fim de fazer o recadastramento biométrico. A correria foi porque os campinenses pensavam que se tratava do último dia estabelecimento pela Justiça Eleitoral para o recadastramento. O Fórum Eleitoral Desembargador Evandro de Sousa Neves que funciona na Liberdade, ficou lotado o dia todo. Além do mais, centenas de pessoas aguardavam na fila, fora do prédio a vez de ser atendida.

O equivoco no entanto, traduz uma realidade na Paraíba. Os eleitores estão atendendo a convocação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e procurando os postos cadastrados pela justiça para fazer o recadastramento e assim, evitar o cancelamento do título eleitoral. No Fórum Eleitoral de Campina Grande, a procura pelo recadastramento cresceu de forma significativa nos últimos dias.

O mutirão da biometria, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba durante o mês de janeiro, elevou a média de atendimentos diários em João Pessoa e Campina Grande. Com isso, a Paraíba atingiu o primeiro lugar no ranking dos estados que mais entregaram novos títulos biométricos no primeiro mês de 2014, ao avançar 14% em relação a dezembro.

Em João Pessoa, o total de atendimentos em janeiro subiu de 2.600 eleitores para 3.500, quase 1.000 a mais por dia. Na quinta-feira (30), com o maior recorde de atendimentos, foram 4.600 eleitores na Capital que realizaram a biometria. Em Campina Grande, a realidade não é diferente. A média de atendimentos, que em dezembro estava em 1.500, passou ao longo do mês de janeiro para 2.000, fechando na última semana do mutirão da Biometria com 2.600 eleitores por dia.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PB, foram entregues na Paraíba durante o mutirão 129 mil novos títulos biométricos, sendo 75 mil em João Pessoa e 47 mil em Campina Grande. Na Rainha da Borborema o TRE já conseguiu recadastrar mais de 60% dos mais de 250 mil eleitores.

Entre dezembro e janeiro, o número absolutos de títulos eleitorais recadastrados subiu de 478 para 607 mil. Em João Pessoa, o aumento foi de 247 para 322 mil novos títulos. E em Campina Grande de 134 para 181 mil novos títulos.

Após o mutirão da biometria, realizado durante o mês de janeiro, o Tribunal retorna na próxima segunda-feira (3) ao atendimento apenas por agendamento em todos os postos de biometria. Apenas o Procon Estadual, continuará atendendo normalmente quem comparecer de modo espontâneo. "É claro, se o eleitor que agenda não comparecer e for possível, será atendido quem eventualmente comparecer nos demais locais”.

Para facilitar o acesso ao Sistema de Agendamento da Biometria, a equipe de informática do TRE-PB disponibilizou um link direto na área de serviços ao eleitor, presente no canto esquerdo do site. O banner do Recadastramento Biométrico ao final da página do TRE-PB também é uma opção.

Além da sede do TRE-PB, o eleitor pode agendar para a Cenatel (Fórum Eleitoral), por trás do Shopping Tambiá; o Procon Estadual, no anel externo da Lagoa; a Casa da Cidadania de Mangabeira, Subprefeitura de Mangabeira, localizada próximo ao Trauminha; e a Casa da Cidadania de Manaíra, no Manaíra Shopping. Em Campina Grande, o recadastramento continuará sendo realizado no prédio da Justiça Eleitoral e no antigo Museu Vivo da Ciência ao lado do Açude Novo.

Severino Lopes 

PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog