Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Saúde em alta: Alhandra também vai ter campanha contra a Verminose e a Hanseníase


Os profissionais da saúde estão nos últimos preparativos para o início das ações de combate às duas doenças A Secretaria de Saúde de Alhandra está finalizando os preparativos para o início da Campanha de Verminose e Hanseníase 2014. A ação, que acontece em todo o Brasil a partir da próxima segunda-feira (26), tem o objetivo de identificar os casos suspeitos das duas doenças em estudantes de escolas públicas, na faixa etária entre 5 e 14 anos, e na população de modo geral.

As equipes realizarão visitas nas instituições de ensino da cidade e em várias localidades do município e montarão um posto de atendimento para medicação contra a verminose e autoexames preventivos da Hanseníase, popularmente conhecida como Lepra. Segundo a coordenadora de vigilância e Saúde de Alhandra, Simone Carrazzoni, os profissionais da saúde realizarão ações educativas e preventivas nas escolas. “Iremos nas instituições orientar as crianças sobre os problemas contra as duas doenças, elas serão medicadas, através da autorização dos pais e responsáveis, e farão um exame, acompanhado de um profissional, para o diagnóstico de caso de hanseníase”, disse Simone.

Durante as ações preventivas, se constatado algum caso de hanseníase, os jovens serão encaminhados, no mesmo dia, para o Posto de Saúde da Família de sua localidade para o início do tratamento. “A nossa expectativa é que a população participe e possa apoiar as ações, orientando as crianças e as acompanhando nos PSF’s para tomar a medicação contra a verminose e realizar o autoexame preventivo contra a hanseníase” completou Simone.

Hanseníase - A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. A transmissão da hanseníase é feita a partir de um bacilo chamado Mycobacterium leprae, um parasita intracelular que apresenta afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos.

Verminose - É uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas, especialmente endoparasitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro). A contaminação ocorre de diversas formas, mas a mais comum é por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada ou através da pele quando há pequenos ferimentos.




Redação com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog