Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Última audiência do OD 2014 será no dia 31 de maio em João Pessoa

A última audiência regional do Ciclo 2014 do Orçamento Democrático Estadual acontece em João Pessoa no próximo dia 31 de maio, a partir das 19h, no ginásio do Unipê. A capital paraibana é a sede da primeira região geoadministrativa e, na ocasião, a população de 14 municípios poderá apontar quais as necessidades mais urgentes de sua cidade. Este ano, mais de 26 mil pessoas já participaram dos 15 encontros anteriores em cidades diferentes. As demandas mais solicitadas foram aquelas ações voltadas à Saúde e Educação. O OD é o instrumento pelo qual o cidadão participa das decisões do Governo Estadual, opinando sobre a melhor forma de aplicação do dinheiro público em obras e serviços.
Essa é a 63ª audiência realizada pelo Governo Estadual desde que o OD foi lançado, sendo a 16ª deste Ciclo de 2014. Para o último encontro, estão sendo mobilizadas as 14 microrregiões que compõem a região de João Pessoa (1ª Região), que abrangem os municípios de Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mari, Pitimbu, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado.
Demandas – Nas audiências do Ciclo 2014 que beneficiaram as outras 13 regiões geoadministrativas do OD, as duas maiores demandas solicitadas pela população foram para os setores de Saúde e Educação, respectivamente. Porém, também foram solicitadas ações em áreas como abastecimento de água, segurança, estradas, habitação e recursos hídricos, só para citar alguns exemplos.
Vale ressaltar que as demandas principais apontadas nas audiências realizadas anteriormente também variam mesmo dentro de uma mesma região. Na 2ª Região do OD, polarizada por Guarabira, a população sugeriu mais investimento no setor de estradas, educação e saúde, durante uma audiência realizada no município. Em outro encontro da 2ª Região, realizado desta vez em Solânea, os principais anseios do povo foram para educação, estradas e habitação, nessa ordem.
O mesmo aconteceu nas audiências ocorridas em Esperança e Campina Grande, municípios pertencentes à 3ª Região Administrativa do OD. No primeiro, a escolha da área de investimentos foi para saúde, educação e segurança pública. Em Campina Grande, foram apontadas as áreas de educação, segurança e saúde em ordem de prioridades.
Próximo passo – Após a realização das 16 audiências, será feita a sistematização de todas as fichas de prioridades preenchidas pela população que participou dos encontros do Ciclo 2014. Trata-se do momento de contabilizar as demandas e formar um banco de dados sobre todas as prioridades elencadas nas audiências.
Em seguida, as prioridades elencadas pela população serão discutidas na próxima fase do Planejamento Democrático. Nessa etapa acontece o diálogo direto entre os conselheiros que representam as 14 regiões geoadministrativas e os secretários do Governo Estadual. Assim, a sociedade civil e a gestão poderão analisar as ações priorizadas pela população em cada região E garantir a participação popular no processo de construção da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Secom-PB/ http://www.ararunaonline.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog