Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Dia de Corpus Christi na Arquidiocese


Dia de Corpus Christi na Arquidiocese
 A programação oficial da Arquidiocese da Paraíba preparada para o Dia de Corpus Christi começa nesta quinta-feira, dia 19 de junho, às 8h, com uma Missa na igreja de Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Avenida João Machado, no Centro da Capital. A Celebração vai ser presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba, Mons. Virgílio Bezerra de Almeida.

Das 10h às 16h, na mesma igreja, tem Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Às 16h, começa a Procissão de Corpus Christi, saindo da igreja de Lourdes até o adro do Centro Cultural São Francisco. Pelas ruas, é conduzida a Hóstia consagrada em um ostensório.


Programação detalhada da Procissão:

- No início da Procissão, ao lado da igreja de Lourdes, haverá uma primeira fala do Mons. Virgílio, tendo como assunto o tema da Campanha da Fraternidade 2014 (Fraternidade e Tráfico Humano).

- Todos caminham pela Rua das Trincheiras (sentido contrário ao dos carros), em direção à Praça João Pessoa.

- Na área da Praça João Pessoa haverá uma segunda parada. Desta vez o Vigário Geral vai falar sobre a Copa do Mundo e suas implicações sociais.

- Depois, todos seguem pela Rua Visconde de Pelotas. No fim da rua, dobram à esquerda na Av. Dom Pedro I, terminando a caminhada no Adro do Centro Cultural São Francisco.

- No terceiro e último pronunciamento antes da Missa campal, o Mons. Virgílio vai falar sobre as Novas Comunidades Católicas.

- Nas três paradas haverá bênção sobre o povo.

- No fim da Procissão tem Missa campal no Adro de São Francisco, celebrada pelo Mons. Virgílio.


Sobre Corpus Christi:

O nome “Corpus Christi” vem do Latim e quer dizer “Corpo de Cristo”. No Brasil, essa solenidade é comemorada sempre na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade. O objetivo é celebrar solenemente o mistério da Eucaristia: o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

O motivo de ser uma quinta-feira é porque faz alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a Instituição da Eucaristia - durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em Seu Corpo e em Seu Sangue.


“O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu nele. O que come deste pão viverá eternamente”. Através da Santíssima Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

“Séculos atrás comentava-se uma heresia: que Jesus Cristo não estava presente na Eucaristia. O Dia de Corpus Christi vem combater o que chegou a ser dito no passado e colocar Jesus nas ruas, afirmando que Ele, na Eucaristia, está presente, realmente, no meio de nós. É a presença real de Cristo”, explica o pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, Pe. Rui Braga.


Obs.: por motivo de viagem, o Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, não participa da programação do Dia de “Corpus Christi”.


Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog