Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

sexta-feira, 6 de junho de 2014

PITIMBU: Intercâmbio proporciona troca de experiências entre assentados do litoral e do agreste da Paraíba

Agricultores de 12 assentamentos do litoral sul da Paraíba realizaram, na última semana, uma visita de intercâmbio ao Assentamento José Antônio Eufrouzino, no distrito de São José da Mata, na zona rural de Campina Grande, a cerca de 120 quilômetros de João Pessoa. Os assentados visitantes conheceram o banco de sementes implantado pela Associação Coletivo Unidos no Campo no assentamento campinense.
De acordo com Celeida Queiroz Lima da Nóbrega, engenheira agrônoma da Consultoria e Planejamento de Projetos Agropecuários (Consplan), entidade que presta assessoria técnica e social a assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no litoral sul da Paraíba, os assentados da região pretendem implantar um banco de sementes e a troca de experiências com assentados que já desenvolvem a experiência é fundamental para que eles conheçam as técnicas de armazenamento de sementes e tenham êxito na implantação do banco.
“O banco de sementes será implantado inicialmente no Assentamento Campo Verde, no município de Pedras de Fogo, e servirá de projeto-piloto para os demais assentamentos do litoral sul”, disse Celeida Nóbrega.
Os assentados também visitaram a silagem e o lote do assentado Marcos Eloi Souza Barbosa, que é presidente da Associação Coletivo Unidos no Campo. A visita foi encerrada com a exibição de um vídeo que conta a história da formação do grupo.
Além dos agricultores que integram a associação, os assentados visitantes foram recepcionados pelo técnico em agroindústria Josiel Carlos Felipe da Silva e pelo engenheiro civil Fernando Gomes Júnior, da equipe da Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), que presta assistência técnica, social e ambiental ao Assentamento José Antônio Eufrouzino.
Os assentados que participaram da visita de intercâmbio pertencem a assentamentos localizados nos municípios de Pedras de Fogo (Itabatinga, Engenho Novo, Campo Verde, Nova Tatiane, Santa Terezinha e Nova Aurora), Caaporã (Capim de Cheiro), Alhandra (Litoral Sul), Conde (Rick Charles e Gurugi 2) e Pitimbu (1º de Março e Teixeirinha).

Banco de Sementes
Uma das principais características da agricultura familiar no semiárido brasileiro é a conservação de sementes pelos agricultores. Com os bancos de sementes, os agricultores evitam que certas culturas desapareçam e garantem independência das empresas produtoras de sementes, produzindo suas próprias sementes de qualidade e conservando as sementes nativas, ou "Sementes Crioulas". Em sua maioria produzidas de forma agroecológica, as sementes são conservadas através de gerações e, na Paraíba, são conhecidas como "Sementes da Paixão".
Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog