Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Governo do Estado leva conhecimento ao Litoral


 O Governo do Estado, por meio do Cooperar, dissemina conhecimento e difunde novas tecnologias através de uma programação destinada aos assentados da Reforma Agrária no Litoral Sul do Estado, envolvendo oficina de gastronomia para mulheres, que teve início nesta terça-feira (12), e Dia de Campo: Agroecologia e Irrigação, que acontece na próxima quinta-feira (14), na sede do assentamento Capim de Cheiro, zona rural de Caaporã.


Os assentados de cinco áreas de assentamento no Litoral Sul e duas comunidades rurais do Litoral Norte receberam, recentemente, investimentos em mais de R$ 1 milhão do Projeto Cooperar para projetos produtivos.


Os agricultores dos assentamentos 1° de Maio, Sede Velha do Abiaí, Taquara e Nova Vida, em Pitimbu, além de Capim de Cheiro, em Caaporã, produzem o ano inteiro alimentos orgânicos, utilizando equipamentos de irrigação e outros implementos com a ajuda do Cooperar e Banco Mundial, numa área de 35 hectares em sistema de irrigação. A produção estimada chega a 300 toneladas por semana. Os principais produtos são a mandioca, inhame, batata-doce, acerola, maracujá, banana, graviola, entre outros.


De acordo com o especialista em irrigação do Projeto Cooperar, Ricardo Arlington Ribeiro, além dos agricultores dessas áreas, também participam do evento a comunidade indígena da Aldeia Silva de Belém, em Rio Tinto, e agricultores de Itapecerica, zona rural de Mamanguape, por terem projetos produtivos similares aos do Litoral Sul apoiados pelo órgão.


A oficina está sendo ministrada por especialistas em gastronomia do Sebrae-PB. Nesta parte do evento, que segue até esta quarta-feira (13), as mulheres dos assentamentos são estimuladas a produzirem pratos que terão como base os produtos cultivados em suas lavouras.


Já o Dia de Campo em Agroecologia acontecerá na quinta-feira (14), a partir das 9h, quando os agricultores e especialistas cumprirão uma programação diversificada, denominada de estações, onde haverá palestras, demonstrações práticas no preparo de defensivos naturais, compostagem, utilização de adubação verde, entre outros.


O público presente também terá a oportunidade de apreciar uma feira com produtos da agricultura familiar, como também uma unidade demonstrativa de irrigação que funciona com a utilização da energia solar.


Para encerrar a programação do Dia de Campo: Agroecologia e Irrigação, será servido um almoço para as pessoas presentes com os pratos produzidos pelas mulheres assentadas. O evento tem o apoio da EmpresaEstadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PB), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra-PB).


Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog