Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Centro de Reabilitação de Alhandra já realizou cerca de 7 mil atendimentos desde fevereiro

O Centro de Reabilitação Maria Cavalcanti da Silva (Dona Nenêm) de Alhandra, vem realizando diversos atendimentos nas áreas da fisioterapia neurológica, cardiológica e motora. Desde o início das atividades, em fevereiro deste ano, o Centro vem aumentando gradativamente os números de atendimentos a população e já contabilizou cerca de sete mil atendimentos nestes primeiros seis meses. O Centro conta com uma estrutura moderna e possui máquinas para diversos tipos de tratamentos fisioterápicos e é mais um equipamento disponibilizado pela gestão do prefeito Marcelo Rodrigues em prol de uma saúde melhor para todos os cidadãos alhandrenses.

Nos primeiros meses de funcionamento, o Centro de Reabilitação de Alhandra realizava um total de 25 atendimentos por dia, no decorrer dos meses, esse número aumentou para 60, totalizando 300 atendimentos semanais. Segundo o coordenador do Centro, Victor Macêdo, o órgão tem ampliado os atendimentos e garantido a qualidade no tratamento. “Conseguimos aumentar o número de beneficiados e mantivemos a qualidade dos acompanhamentos aos usuários, que precisam de uma atenção especial nesse período de reabilitação”, disse Victor.

O Centro conta com uma equipe formada por quatro profissionais: Camila Ferreira, Luana Carvalho, Adriana Lucena e Maria Carolina, que trabalham em regime de plantão de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, sempre das 8 às 12h e das 13 às 16 horas. O espaço possui em sua estrutura duas salas para a realização de exercícios. Na sala de atendimento 1 são disponibilizados vários equipamentos aeróbicos para pacientes em estado de reabilitação final realizarem exercícios de bicicleta ergométrica, esteira, cama elástica, bola suíssa, barra paralela e tatame, este último para pacientes neurológicos, com deficiência de acessibilidade.

O local ainda conta com três novidades: a escada de canto, para o treinamento de movimentação, a barra de ling, para exercícios de fortalecimentos de músculos, e o espelho de feedback visual, para a conscientização do esquema corporal e reajuste de movimentos durante a consulta.

Já na sala de atendimento 2, os pacientes são direcionados para tratamentos ortopédicos, com máquina de ultrassonografia, para diminuição de dores e inchaço e com lesões agudas. O espaço é dotado de máquina TENS, utilizada para tratamentos de dores com mini choques, FES, para tratamento eletroestimuladores que tonifica a musculatura naqueles pacientes que perderam os movimentos, e Laser, para cicatrização, tratamento analgésico e circulatório.

A sede do Centro de Reabilitação Maria Cavalcanti da Silva (Dona Nenêm) fica na Av. João Pessoa, no centro de Alhandra. Para o paciente que deseja ser beneficiado com os serviços do Centro, o encaminhamento é feito através dos atendimentos nos Postos de Saúde da Família ou pelo Hospital municipal. “É importante que a comunidade realize o primeiro atendimento nos PSF’s ou no Hospital, a partir da avaliação dos profissionais desses órgãos é que eles são encaminhados para o Centro, onde agendarão os melhorias dias para o início do tratamento”, explicou o coordenador.


Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog