Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Semana de Arte e Cultura de Alhandra movimenta cidade


Semana de Arte e Cultura de Alhandra movimenta cidade
 A população de Alhandra terá uma oportunidade  única, essa semana, entre os dias 03 e 07, de participar de várias oficinas, palestras, mostra de cinema e apresentações durante a realização da I Semana de Arte e Cultura de Alhandra. O evento, que foi aberto nesta segunda-feira (03), pela manhã, pelo prefeito Marcelo Rodrigues, é uma realização das secretarias de Cultura e Educação, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do projeto “UFPB em seu Município”. Embora o público-alvo da Semana de Arte e Cultura sejam os alunos e professores das redes estadual e municipal de ensino ainda há vagas para as oficinas e as inscrições podem ser feitas nas próprias escolas da cidade ou nas sedes das secretarias de Educação ou Cultura. Todas as atividades são gratuitas.

Durante a abertura da Semana, o prefeito Marcelo Rodrigues falou da importância de Alhandra está sediando um evento com várias atividades que serão realizadas por profissionais experientes e de alto gabarito da UFPB. “Em outros tempos, o cidadão alhandrense não tinha a oportunidade que está tendo agora na nossa administração, ou seja, de participar de oficinas, minicursos, palestras, enfim, de ao mesmo tempo ser prestigiado e capacitado”, destacou Marcelo, lembrando das outras oportunidades de profissionalização que a atual gestão disponibiliza para as pessoas se prepararem para o mercado de trabalho a fim de se engajar nas novas indústrias que estão se instalando no litoral sul da Paraíba. “Já capacitamos mais de 400 jovens em cursos profissionalizantes”, lembrou o prefeito.

Os professores da UFPB Dario Júnior e Edislson Alves que ministrarão, respectivamente, as oficinas de Teatro de Bonecos e Iniciação ao Teatro, falaram do privilégio de Alhandra está realizando esse evento. “Desde o início do ano que a gente vem amadurecendo a proposta de trazer esse projeto para Alhandra, nos mesmo moldes do que já foi feito em outras cidades, e estamos muito felizes de estar aqui hoje sendo parceiros de uma ação que vai trazer coisas novas e mais conhecimento para as pessoas daqui”, disse Dario. Durante a abertura da Semana, a secretária de Bem Estar Social, Nadjane Almeida, os secretários de Cultura, José Mizael, e de Esportes, Silvio Ferreira e a representantes da Secretaria de Educação, Eliane Rodrigues também enalteceram o esforço e empenho da atual administração municipal para trazer eventos e desenvolver ações na cidade que despertem na população o gosto por novos conhecimentos.

Programação

Durante a I Semana de Arte e Cultura de Alhandra serão realizadas oficinas de Iniciação ao teatro (dias 3 e 4), Fotografia (dias 4,5 e 6), Teatro de Bonecos ( dias 4,5,6 e 7), Cinema ( dias 8 e 9), Capoeira ( dias 7,9 e 9), Educação Física ( dias 3,4,5,6 e 7), Artes Plásticas (dias 4,5 e6) e Arte no barro ( dias 3,4,5,6 e 7). A programação inclui ainda duas palestras, sendo a de “Desenvolvimento Urbano:paisagismo e jardinagem, que acontece nesta terça-feira (04), com o professor Cristiano Zenaide da UFPB. Na quarta-feira (05) será a vez da palestra sobre “Meio ambiente e aquecimento global”, com o professor Tarcísio Costa, da UFPB. As duas atividades acontecem as 19h30, no salão Paroquial. No dia 06, haverá ainda uma mostra de filmes, a partir das 19h30, no salão paroquial, seguido de debates. E para encerrar a programação, no dia 7, as 19h30, haverá a apresentação do cordelista Farbem, na Praça São Sebastião.

Segundo o Secretário de Cultura de Alhandra, José Mizael da Silva, a Semana de Arte e Cultura tem o objetivo de despertar na população o gosto por atividades artísticas. “Conhecimento e cultura nunca é demais e tínhamos uma carência muito grande em nosso município de atividades como essa, de forma que buscamos com essa iniciativa não apenas fomentar as atividades artísticas, mas, sobretudo, despertar as várias aptidões da população, por isso temos uma variedade de oficinas”, destacou o secretário, convidando as pessoas para participarem das oficinas, palestras, apresentações e da mostra de cinema.


Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog