Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Imprensa nacional aponta paraibano como favorito para emplacar Ministério da Integração Nacional


Imprensa nacional aponta paraibano como favorito para emplacar Ministério da Integração Nacional
A Paraíba poderá ter, mais uma vez, um representante na equipe de governo da presidente da República, Dilma Rousseff (PT). É o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), que poderá ser alçado ao cargo de ministro da Integração Nacional. A informação foi postada, nesta terça-feira (23), no blog do jornalista Gerson Camarrotti, que cobre os bastidores do Congresso Nacional para o G1 e Globo News.    

Aguinaldo Ribeiro deverá ocupar a vaga destinada ao Partido Progressista. Ele já ocupou o Ministério das Cidades no primeiro mandato de Dilma e goza de prestígio perante a chefe do Poder Executivo, integrando, inclusive, o seu núcleo de aconselhamento político.    

Ainda de acordo com Gerson Camarotti, é grande a movimentação nos bastidores de Brasília nas últimas horas. “A presidente Dilma Rousseff fez mais de uma dezena de convites para que aliados ocupem o primeiro escalão do seu segundo mandato”, revela.Entre as mudanças de última hora está o convite para que o deputado federal Pepe Vargas (PT-RS) assuma a Secretaria de Relações Institucionais. O petista gaúcho, que comandou o Desenvolvimento Agrário no primeiro mandato, deve substituir o ministro Ricardo Berzoini, que será deslocado para o Ministério das Comunicações. O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT),aceitou convite para comandar o Ministério da Defesa. O governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), também aceitou ir para o Ministério da Educação.



O Ministério do Esporte ainda é alvo de disputa e cobiçado por vários partidos. PRB, PMDB e PT disputam a pasta. Diante do impasse, Dilma convidou o atual ministro, Aldo Rebelo (PCdoB), para assumir o Ministério da Ciência eTecnologia.



Depois de muita disputa interna, o PMDB já sinaliza uma solução. Além da senadora Kátia Abreu (TO), que aceitou ir para a Agricultura, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), fechou comandar Minas e Energia.    

Helder Barbalho (PMDB-PA), filho do senador Jader Barbalho, irá para a Secretaria da Pesca. Eliseu Padilha (PMDB-RS), também do PMDB, irá para a Aviação Civil. O deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) foi indicado pela bancada para ocupar um ministério e Renan Calheiros tenta manter Vinicius Laje no Turismo.    

O ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) aceitou ir para Ministério das Cidades. O Palácio do Planalto aposta que Kassab nas Cidades e Aguinaldo Ribeiro, na Integração, ajudarão a articular novos polos de governabilidade dentro da base aliada no Congresso Nacional. O suplente de senador Antônio Carlos Rodrigues, do PR, foi convidado e aceitou comandar o Ministério dos Transportes.    

Parte significativa do anúncio deve ser feito ainda nesta terça-feira (23) no Palácio do Planalto. Os demais ministros escolhidos serão anunciados na próxima segunda-feira (29).


PB Agora com Blog do Camarotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog