Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Governo do Estado inicia Operação Fumacê pós-carnaval


Governo do Estado inicia Operação Fumacê pós-carnaval
 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a Operação Fumacê (pulverização espacial UBV pesado) nessa quinta-feira (19), no município de Cabedelo. A ação, que prevê o controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya, se estenderá até o dia 27, em 2.120 quarteirões de oito municípios onde ocorreu grande concentração de visitantes durante o carnaval: Cabedelo, João Pessoa, Lucena, Conde (Jacumã), Pitimbu (Acaú), Mataraca, Marcação e Baía da Traição.


Em Cabedelo, a ação aconteceu nas praias de Intermares, Ponta de Campina, Poço, Camboinha, Praia Formosa e Ponta de Mato. Maria do Socorro Oliveira, que está de férias em Intermares, aplaudiu a operação. “Eu que moro em Roraima, região endêmica da dengue e de outras doenças provocadas por mosquitos – é tanto que meu filho está se recuperando de malária –, sei o quanto são necessárias essas atitudes de prevenção”, disse.


A professora Jaqueline Rafanello já teve dengue uma vez quando morava no Pará. Depois disso, toma todas as medidas de prevenção contra o mosquito. Ela elogiou a iniciativa do fumacê e conclamou a todos para fazer parte. “Eu moro ao lado de um terreno baldio e fico impressionada como as pessoas jogam lixo nele na maior naturalidade. Esta ação de governo é muito boa, mas tem que vir acompanhada das atitudes de cada um”, falou.


A ação acontece depois do Carnaval para o controle do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya exatamente no período de grande transmissibilidade das doenças através do folião que porventura apresente sintomas e visite os municípios onde a operação ocorre.


De acordo com a programação,aoperação continua nesta sexta-feira (20), em João Pessoa, nas praias da Penha, Ponta do Seixas, Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa; na segunda-feira (23), das 17h30 às 19h, em Pitimbu, na praia de Acaú; em Jacumã (Conde) e em Lucena; e no dia 24, das 4h30 às 7h, em Marcação, Mataraca e Baía da Traição. Já no dia 25, das 4h30 às 7h, retorna para Cabedelo; no dia 26, das 4h30 às 7h, na Capital; no dia 27, das 4h30 às 7h, será encerrada em Pitimbu; Jacumã e Lucena, simultaneamente.


Segundo o chefe do Núcleo de Fatores Biológicos, da SES, Antônio Neto, a nota técnica 001/2013 estabelece critérios para o uso do fumacê em casos confirmados por laboratórios de referência (Lacen), quando o índice de infestação predial detecta área de risco e em casos suspeitos de dengue grave e/ou óbitos. “Todos esses critérios evitam o uso indiscriminado do inseticida, o que pode provocar a resistência do Aedes Aegypti ao produto”, explicou.


Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog