Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

sábado, 11 de julho de 2015

Boqueirão detém 17,7% de capacidade, mas racionamento em CG reduz o consumo


Boqueirão detém 17,7% de capacidade, mas racionamento em CG  reduz  o consumo
 As últimas chuvas que caíram na Paraíba, principalmente em Campina Grande e João Pessoa, trouxeram mais esperanças para os agricultores do que de fato água para as “cabeceiras” dos rios Paraíba e Taperoá, que abastecem o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão.

O açude, que é responsável pelo abastecimento hídrico de Campina Grande e de mais 18 municípios, ainda vive um momento crítico, e está perdendo um centímetro de água por dia segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA). Na última aferição realizada no dia 10/07/2015 o manancial que tem capacidade máxima (m3) - 411.686.287 apresentou o volume total em (m3) de 72.806.382, ou seja, detém 17,7% do seu volume total. No ultimo dia 03 de julho o manancial tinha 17,8%.


No começo do ano, o açude Epitácio Pessoa, localizado em Boqueirão, no Agreste paraibano, recebeu no começo do ano 3,3 milhões de metros cúbicos de água, o que elevou o nível do reservatório em 25 centímetros.

O açude de Boqueirão foi construído pelo DNOCS há mais de 50 anos, e hoje garante o abastecimento de mais de 1 milhão de paraibanos, distribuídos em Campina Grande e nas várias cidades do Compartimento da Borborema.


Atualmente, a AESA monitora 124 açudes em todo o estado da Paraíba. Diariamente, os observadores dos principais açudes informam os volumes registrados em cada açude. A partir destes dados, são divulgados os Boletins Diário e de Últimos Volumes Informados. Ao final do mês, os observadores enviam cadernetas com os dados oficiais dos volumes observados no mês, divulgados através do Boletim Mensal e do Boletim de Chuvas nas Bacias, que relaciona os volumes dos açudes com as chuvas ocorridas nas bacias. Confiram como está a capacidade hídrica de todos os mananciais paraibanos monitorados pela AESA no link: http://goo.gl/7FJ1An


Racionamento

O racionamento de água em Campina Grande e mais 18 municípios no Agreste paraibano, feito pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) já resultou numa redução do consumo em 30,5% do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão).


O balanço, divulgado pela empresa, é referente aos primeiros 24 dias do novo racionamento, que passou de 36 para 60 horas semanais, na tentativa de prorrogar ao máximo o uso da água do volume morto do reservatório, previsto para ocorrer em novembro ou dezembro deste ano.

De acordo com o gerente regional da Cagepa, Simão Almeida, em maio o sistema adutor retirou 2,2 milhões de metros cúbicos de água do reservatório, enquanto que no mês de junho esse consumo foi reduzido para 1,9 milhão.


PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso blog